Mapa do Portal      Registo      Entrar
 
 

  Principais Actividades Promovidas pela Associação  

Os Amigos dos Castelos promovem actividades em todo o país, que acontecem quase diariamente. São cerca de 120 participantes semanais e 500 por mês dedicados à defesa e salvaguarda do nosso património.

Organizamos visitas de estudo com o objectivo de divulgar o nosso património, no local. Em Lisboa acontecem quase diariamente, percorremos o País de Norte a Sul e ainda temos a possibilidade de dar a conhecer o património histórico de Espanha. Realizamos visitas de estudo Internacionais que já levaram grupos dos Amigos dos Castelos ao Irão, à Jordânia, ao Egipto, Brasil ou a Índia, em locais onde a presença portuguesa se fez e faz sentir.

Desenvolvemos também uma função essencial na educação cultural e cívica dos nossos alunos através dos Projectos Didácticos temáticos que decorrem no Forte de São Bruno em Caxias e no Jardim do Secretariado em Lisboa. O projecto O Mar Leva e Trás, contou já com a participação de mais de 9000 alunos de todo o país enquanto que o projecto Vita Civitatis, já teve a participação de mais de 2000 alunos proporcionando a descoberta na rua, da Lisboa Medieval.

Através da área do Património, actuamos na salvaguarda dos nossos castelos e fortificações: parceiros do IPPAR na recuperação do Castelo de Tomar; acreditamos que a aproximação das populações aos seus castelos é o primeiro passo na sua conservação e como tal lançámos O Castelo Desceu à Vila; trabalhamos no projecto ambicioso de Inventariação Digital com Utilização de NTI de todos o património Monumental Fortificado – Projecto Fortaleza.

  
 
     
     
  Privacidade        Condições de Utilização        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos