Mapa do Portal      Registo      Entrar
 
 

  Os Amigos dos Castelos  

A Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, associação sem fins lucrativos, foi fundada em 1983 no seguimento de uma vontade colectiva de salvaguarda dos monumentos militares portugueses. Em 2003 foi considerada Organização Não Governamental de Interesse Ambiental por decisão do Instituto do Ambiente, o que veio aumentar a nossa capacidade de intervenção na defesa e salvaguarda do Património Natural e Construído. O estatuto de Utilidade Pública foi concedido aos Amigos dos Castelos em Julho de 2008.

Os Amigos dos Castelos contam com mais de 2600 associados em todo o País que participam regularmente nas actividades, desde visitas de estudo nacionais e internacionais, palestras, seminários, projectos didácticos, realização de exposições, participação em projectos técnicos de intervenção em monumentos históricos fortificados.

Desde 1984 que a Associação celebra o Dia Nacional dos Castelos. Em 2003 esta data foi oficialmente fixada no dia 07 de Outubro, comemorando-se em vários pontos do país.

A Sede Social dos Amigos dos Castelos está situada no Forte de São Bruno, na Estrada Marginal em Caxias (Oeiras). O Secretariado localiza-se em Lisboa, junto ao Rossio, na Rua Barros Queirós.

Sendo a maior associação nacional de defesa de património, os Amigos dos Castelos têm como objectivos contribuir para a conservação, protecção, divulgação e salvaguarda do património fortificado português, juntamente com as suas envolventes e sítios históricos. Queremos ainda estimular o estudo, investigação e interesse pelos nossos castelos e fortalezas fomentando o conhecimento e apontando caminhos para a sua valorização e fruição por todos.

  
 
     
     
  Privacidade        Condições de Utilização        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos