Mapa do Portal      Register      Login
 
 

Pesquisa do Caderno de Visitas
Novidades de Istambul
Location: BlogsCaderno de Visitas    
Posted by: Nil Costa 22-10-2008 9:39


15/10 - 1.º Dia em Istambul
Amanheceu a chover em Istambul. Pena. A cidade não perde o encanto, embora mais molhado. Estivemos hoje na Mesquita Azul, Basílıca de Santa Sofia e na Cisterna da Basílıca. De tarde fomos ao Grande Bazar onde aproveitámos para fazer algumas compras, mas sobretudo tentar imiscuir na cultura local. Istambul é uma cidade gigantesca, com cerca de 15 milhões de habitantes. Sım, Portugal cabe cá todo! Isso nota-se na sua arquitectura, no seu urbanismo e na vida quotidiana que pode ser caótıca. Já provámos o famoso café turco e também o chá de maçã.
Faltam-nos as delicias turcas!!! Quem sabe amanhã teremos essa oportunidade.

16/10 - 2.º Dia em Istambul
Hoje não choveu. pelo contrário o sol fez-se sentir e animou os nossos espiritos. Isto de fazer visitas à chuva não tem graça nenhuma...
O dia hoje foı extenso, mas muito bonito. Temos um guia novo, chamado Halil. Fomos conhecer uma outra parte da cidade, o bairro no extremo do Corno de Ouro e tivemos oportunidade de visitar locais de enterramentos, sim, cemitérıos. Porque através da morte percebemos melhor a vida. Percorremos as muralhas tardo-romanas, deverei dizer bizantinas, de Teodósio e são de facto imponentes. As pessoas sentem-se pequenas. Conhecemos também a igreja de Chora - absolutamente fantástico. Passaram-se muitas coisas no dia de hoje, desde bandas militares em praças centrais a almoços em restaurantes no minimo curiosos e também as reliquias de Tróia. O grupo quer ir ver dançar os derviches. Vamos ver se é possível...
Amanhã começamos um pouco mais tarde. Descansar o corpo para retemperar o espirito. Vamos aguardar pelo dia de amanhã e ver o que nos traz. Porque Istambul é definitivamente uma cidade extraordınárıa.

17/10 - 3.º Dia em Merhaba
Merhaba (olá)
Em Istambul, à hora que escrevo são já 22.30h. Em Lisboa são horas de jantar.
As divindades protegem-nos, não sei bem quais, se os santos portugueses ou se as tradições muçulmanas. Mas também não faz mal, desde que continuem a olhar por nos...
Hoje o dia começou com um aniversário. É verdade, um dos nossos associados festejou hoje 64 anos e à hora do almoço cantámos os parabéns e abrimos um bolo.
O dia começou no Palácio Topkapi, casa do sultão imperial ate ao século XIX. Como todas as construções islâmicas também este local é rico em decoração e ornamentação e demonstra uma enorme imponência. Aqui podemos ver as cozinhas antigas, com chaminés parecidas com as do palácio de Sintra (sim é verdade!) embora não tão compridas. Nas cozinhas foi muito impressionante ver as porcelanas das dinastias Ming e Ching e também os pratos de Celadon, os mesmos que se utilizavam para perceber se a comida do sultão estava ou não envenenada. Segundo o nosso simpático guia, Halil, dentro do era imperial, apenas 11 sultões, num total de 25, é que não morreram envenenados. Parece a Celadon não fez grande coisa!
Vimos também o maior diamante do mundo. De facto é gıgantesco e muito, muito brilhante. Afınal de contas diamonds are a girl's best friend. Almoçamos aqui, em Topkapi (os turcos pronunciam Topkape) num restaurante que faz lembrar o século XIX com uma vista deslumbrante sobre o Bósforo e sobre a Ásia, porque do lado de lá de Istambul é a Ásia. Fıcamos a espera que nos apareça uma qualquer senhora de traje colonial e sombrinha branca... Pudemos também ver o Harém. Desenhado no final do século XVI continha na sua época áurea mais de 1000 concubinas e era completamente fechado ao mundo exterior. Na realidade o Harém é um estado dentro do estado constituído quase exclusivamente por mulheres (os únicos homens são o sultão, os filhos e os eunucos). De tarde fomos ao Bazar egípcio, ou bazar das especiarias, onde pudemos comprar algumas delicias turcas, e não só. Uma das nossas companheiras de viagem tem-se revelado uma verdadeira negociante, capaz de fazer frente ao turco mais destemido.
Para terminar o dia, e antes do jantar fomos ver uma apresentação de derviches rodopiastes. Mas esse relato será mais pormenorızado quando voltarmos. Por hoje de Istambul é tudo. Amanhã será o nosso ultimo dia e espera-nos um pequeno passeio no Bósforo e também um jantar numa torre do meio do canal. A mesma onde foi filmado um dos filmes de James Bond.
Hosça kalın (adeus)

Permalink |  Trackback

Comments (1)   Add Comment
Resp: Novidades de Istambul    By silvania silva on 17-10-2008 9:01
HUMMMMMMMMMMMM.................QUE VONTADE DE ESTAR HOJE EM ISTAMBUL. PARECE ME UM PASSEIO MARAVILHOSO. LAMENTO A DISTANCIA QUE ME ECONTRO AGORA.QUEM SABE UM DIA........


Your name:
Title:
Comment:
Add Comment   Cancel 
 
     
     
  Privacy Statement        Terms Of Use        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos