Mapa do Portal      Registo      Entrar
 
 

  Fóruns Abertos  
Assunto: Expresse por escrito as suas opiniões ou felicitações pelos 25 anos da nossa Associação.

Adicionar Comentário   
Autor Mensagens
nilcosta
Posts:22

03-07-2008 05:18:51 Citar Responder Alerta 
PATRIMÓNIO HUMANO

O Património Construído é o rosto material de nós próprios, do Património Humano. Nós somos pó, somos terra, somos os arbustos, as árvores, somos as pedras, somos a paisagem. Somos a natureza transformada e interagimos com ela, moldando o mundo que nos rodeia à imagem de nós próprios.
Esta reflexão procura centrar a nossa atenção no papel que podemos desempenhar como associação de defesa de património. Os Castelos são pó, são terra, são arbustos, árvores, são pedras, são paisagem. Estão mais perto de nós do que pensamos e acreditamos. Os mais novos sentem os Castelos duma forma que nós já esquecemos, porque eles são mais sonho que razão.
Para consolidarmos a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos temos que aumentar a comunicação entre as pessoas e a comunicação com tudo o que nos rodeia, com o pó, com a terra, com os arbustos, as árvores, com as pedras, com a paisagem. Esta comunicação tem tantas facetas quantas um castelo pode ter. O castelo da madrugada, o castelo da noite, o castelo da chuva, o castelo do vento, o castelo do nevoeiro, o castelo do calor tórrido, o castelo da floresta, o castelo da ruína, o castelo da memória…
Cada um de nós é um Castelo. Somos pedras vivas que unidas fazem Fortaleza. Todos os associados, quer tenham ou não a quota em dia, estejam no activo ou tenham já partido, fazem parte deste castelo imaterial, o castelo inexpugnável que queremos construir. Só assim ganharemos os combates que teremos que travar. Esses combates são inevitáveis porque não é só a defesa do castelo que está em causa, mas toda a sua envolvente natural e cultural. O equilíbrio do desenvolvimento tem que vencer as forças que emergem e que estão a destruir o rosto do território. É de desenvolvimento que estamos a falar, de coisas concretas, da possibilidade das pessoas e das empresas ganharem a sua vida e lucrarem de uma forma equilibrada. Os seus ganhos têm que ser repartidos com os ganhos da comunidade. Será estúpido de um sistema que não consiga vantagens mútuas e a estupidez não é amiga dos Castelos.
É com este espírito que iniciamos as comemorações do nossos 25 anos como Associação.

Eng.º Francisco Sousa Lobo
Presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos
nilcosta
Posts:22

25-07-2008 05:06:27 Citar Responder Alerta 
Caríssimos companheiros, na impossíbilidade de estar presente no dia 29
de julho para brindar ao aniversário da nossa querida APAC, desde já e
daqui manifesto as minhas congratulações por mais um aniversário e um
quarto de século.

Bem ajam e até sempre.

Carlos da Costa

Sócio 1139
nilcosta
Posts:22

17-09-2008 04:32:26 Citar Responder Alerta 
Estou muito contente de pertencer a esta associação e recomendo-a a todas as minhas amigas. Tenho conhecido sítios lindos do nosso país, sobretudo do Norte que me encanta embora seja alentejana. Espero que Deus me dê saúde para continuar pois além das paisagens é muito óptimo convívio e tenho conhecido pessoas muito simpática.

Maria Luísa Bexiga Espinho
Associada: 738
nilcosta
Posts:22

17-09-2008 04:35:06 Citar Responder Alerta 
Parabéns à APAC pelos 25 anos.
Quero expressar a minha grande admiração pela nossa Associação.
Tenho percorrido o nosso país de lés a lés e aprendido muito. É, sem dúvida, nesta escola dos nossos conhecimentos transformando o passado no presente.
Quero referir o nome do nosso actual presidente Coronel Francisco Sousa Lobo que dá sempre o seu melhor para que tudo corra bem.

Teresa de Jesus Neves de Vasconcelos
Associada: 1068
nilcosta
Posts:22

17-09-2008 04:35:35 Citar Responder Alerta 
Com a APAC conheci castelos, palácios e monumentos que não sabia existirem em Portugal. Reaprendi a olhar com atenção detalhes, a ligar a história e a arquitectura, a enquadrar o desenvolvimento regional, e sempre um convívio saudável.
Parabéns. E que continuem sempre com o mesmo espírito.

Helena Santos Barbosa
Associada: 2938
nilcosta
Posts:22

17-09-2008 04:36:03 Citar Responder Alerta 
A Associação está de parabéns pelos seus 25 anos e por tudo o que representam na luta pela defesa do nosso património, por uma interacção consciente com a natureza e pela solidariedade entre todos nós. Somos todos peões nesta grande causa, formiguinhas laboriosas que, a cada passo, nós perdemos e reencontramos, sempre com redobrada alegria.
Posso dizer que a minha filiação na APAC, no ano de 2000, para uma viagem de descoberta do Brasil, representa um marco, um antes e um depois, na maneira de olhar a paisagem em todos os seus componentes e integrar cada passeio de proximidade em sortida para outra latitudes naquilo que sou como pessoa e no modo como comunico com os outros.
Parabéns, pois, à Associação, à equipa de trabalhadores e a todos os sócios.

Clélia Gonçalves Freire de Andrade
Associada: 1932
nilcosta
Posts:22

17-09-2008 04:36:27 Citar Responder Alerta 
Felicito a Associação pelos 25 anos.
Sinto-me honrada em fazer parte desta Associação porque através dela tenho tido a oportunidade de conhecer recantos do nosso país, conhecer pessoas, conviver...fazer amizades que certamente perduram pelos tempos fora.

Susana Maria Lopes de Barros
Associada: 2334
nilcosta
Posts:22

17-09-2008 04:37:04 Citar Responder Alerta 
Sou sócia há cinco anos apenas mas neste ano de comemoração de 25 anos de actividade quero felicitar-vos pela programação e organização de passeios e visitas em que tenho tido o gosto de participar, desejando-vos a concretização de todos os vossos sonhos, para bem de todos!
Saudações amigas

Ivette Colaço
Associada: 2578
nilcosta
Posts:22

17-09-2008 04:37:48 Citar Responder Alerta 
Apenas para expressar o meu agradecimento e profunda admiração pelo vosso trabalho desenvolvido, na defesa, conservação e promoção dos Castelos Portugueses. Na verdade, muitos dos que vivem hoje um Portugal independente, em Paz, que vivem a nossa tão querida Portugalidade, desconhecem ou, simplesmente, desprezam a importância vital que as nossas fortificações tiveram na autonomia portuguesa.Sempre que visito uma localidade, procuro saber da existência de fortificações e avaliar a sua conservação e promoção. É chocante encontrar algumas tão votadas ao abandono e esquecimento! Estou-me a lembrar do Castelo de Mourão, Arraiolos e tantos outros. Parabéns, contudo, ao Castelo de Santa Maria da Feira! Infelizmente, vivemos numa república. E numa república que, tendo o combóio da linha do Tua a descarrilar de 5 em 5 metros, se prepara para engordar as empreitadas do TGV. Uma república que, não tendo água canalizada em casa, se prepara para comprar um plasma! Parabéns pelo vosso empenhamento pois Portugal agradece!

Mário Neves
Amigo dos Castelos
nilcosta
Posts:22

17-09-2008 04:40:11 Citar Responder Alerta 
Fico muito satisfeito, com o propósito desta associação. Um bem haja para todos e desejos de continuem a realizar um óptimo trabalho.

Luis Filipe Oliveira
Amigo dos Castelos
nilcosta
Posts:22

17-09-2008 04:41:02 Citar Responder Alerta 
''(...) a APAC... distingue-se pelo carácter exemplar do seu trabalho. Com a publicação de um boletim trimestral, contendo extensas e pormenorizadas informações – muito para além do seu objecto específico – esta associação caracteriza-se também pela organização regular de encontros, projectos educativos e de animação e ciclos de estudo temáticos, e ainda de um programa intenso de visitas e viagens de estudo, que têm levado os associados a terras tão distantes como “Lisboa dentro” e o Extremo Oriente''.
In Pedra & Cal, n.º 36, 2007, p. 52

Nuno Teotónio Pereira, Arquitecto
Associado: 451
Adicionar Comentário
Fóruns > Amigos dos Castelos > Forum Aberto > Expresse por escrito as suas opiniões ou felicitações pelos 25 anos da nossa Associação.

Comentário Rápido
Username:  
Assunto:  
Corpo:

 



ActiveForums 3.6
  
 
     
     
  Privacidade        Condições de Utilização        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos