Mapa do Portal      Registo      Entrar
 
 

  Fóruns Abertos  
Assunto: O Estado dos nossos Castelos

Adicionar Comentário   
Página 2 de 2 << < 12
Autor Mensagens
sofiamacedo
Posts:6

17-09-2009 05:56:57 Citar Responder Alerta 
Relativamente ao Castelo de Pombal, somos a informar que falámos já com o responsável do projecto e com a Câmara Municipal que nos facultou todas as informações que pedimos. Não sabemos se está a par, mas nem sempre tal acontece.
Falámos ainda com o responsável pelo projecto relativamente à intervenção projectada. As suas explicações deram origem a um pedido por parte dos Amigos dos Castelos para vir falar sobre esta questão, no início de 2010.Esteja atento (a) ao nosso portal para poder ver a data em que tal irá acontecer e vir, presencialmente, colocar estas questões.
Relativamente à sugestão da visita a Pombal está a ser estudada essa possibilidade.

sgmd (convidado)

16-10-2009 12:30:47 Citar Responder Alerta 
Será seguramente difícil estar presente!

Relativamente ao projecto, conheço-o, não sei é que versão lhe facultaram pois este é alterado "quase todas as semanas".

É certo que a obra é acompanhada por um arqueólogo, mas isso não chega. Seria de todo o interesse (municipal e nacional) realizar um estudo arqueológico sério sobre o Castelo de Pombal.

Outros exemplos há aqui em volta em termos de estudos em castelos, veja-se o caso da CMLeiria que irá gastar até 2011, 500 mil euros em escavações no interior da fortaleza para saber o que está por lá, em oposição a esta a CMPombal irá gastar 3 Milhões de euros em BETÃO para esconder o que lá
está!!!

Enfim maneiras de pensar, planear e agir bastante diferentes!!!!
Vera Borda d água (convidado)

21-06-2010 15:30:33 Citar Responder Alerta 
O meu nome é Vera Borda d água, sou residente no concelho de Vila Franca de Xira e no passado dia 13 de Junho tive oportunidade de visitar Arraiolos. Devo dizer que fiquei extremamente triste quando visitei o Castelo, um símbolo da Vila, um símbolo de Portugal. Pergunto-me como é que um Castelo tão bem conservado no seu lindo pano de muralhas, se apresenta tão deixado ao abandono. A enorme vegetação dentro e fora, as garrafas partidas, o lixo, os bichos, os grafittis, etc. Não existem placas identificativas, algo que conte a história do castelo, a Igreja/Capela, também fechada e sem qualquer identificação da sua história do seu orago. Mas o mais grave foi perceber que no espaço de uma hora foram imensos os turistas que ali apareceram, incluindo duas senhoras inglesas que não conseguiram deixar de demonstrar a sua frustração, ao mesmo tempo que me perguntavam se eu sabia algo da história do castelo, tecendo elogios ao seu lindo pano de muralhas mas também duras criticas ao facto de não haver indicações, e inclusive perguntaram-me se estava abandonado ou era propriedade privada.

Fiquei envergonhada mas sobretudo triste, a limpeza da vegetação é o mínimo que se pode fazer para dar alguma dignidade ao que quer que seja. Imagino que o IGESPAR também tenha responsabilidades. Mas peço a vossa atenção, as pessoas reparam, as pessoas importam-se com o património.

Preferia o Castelo fechado e ter que levantar a chave em algum lado, do que ter acesso livre e deparar-me com o que vi. Se calhar tive azar, fui em má altura!

Este email que vos envio é apenas para que tenham conhecimento, bem sei que pouco podem fazer…

Obrigado.
Adicionar Comentário
Página 2 de 2 << < 12

Fóruns > Amigos dos Castelos > Forum Aberto > O Estado dos nossos Castelos

Comentário Rápido
Username:  
Assunto:  
Corpo:

 



ActiveForums 3.6
  
 
     
     
  Privacidade        Condições de Utilização        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos