Mapa do Portal      Register      Login
 
 

  Fóruns Abertos  
Subject: O Estado dos nossos Castelos

Add Reply   
Page 1 of 212 > >>
Author Messages
nilcosta
Posts:22

12-03-2008 15:13:13 Quote Reply Alert 
Em Portugal Continental existem cerca de 200 Castelos de génese medieval.
A maior parte deste conjunto está sob administração do Estado Português, quer através do governo geral, quer do governo regional. O estado de conservação dos Castelos é muito díspar. Serão os Castelos Portugueses um testemunho das opções culturais do país?
nilcosta
Posts:22

12-03-2008 15:20:27 Quote Reply Alert 
Castelo da Amieira do Tejo

Passados cerca de 2 anos o Castelo da Amieira do Tejo continua encerrado ao publico devido a uma questão de falta de segurança na escada que dá acesso ao interior da torre de menagem.
Sem qualquer solução á vista, propunha neste fórum com o apoio da APAC uma acção de "luta" em defesa da abertura deste imóvel que constitui o melhor exemplo de arquitectura militar gótica de Portugal.
Uma das soluções mesmo a nível precário seria a abertura do recinto com o encerramento temporário da torre de menagem e a limpeza e dinamização do espaço interior de modo a que os visitantes que chegam à povoação não sejam confrontados com uma porta fechada para esta magnifico castelo.

Por: Jsampaio
Jsampaio
Posts:3

28-03-2008 17:26:48 Quote Reply Alert 
Castelo da Amieira do Tejo

No proximo mês de Abril, vou-me deslocar ao Castelo da Amieira do Tejo, para continuar o trabalho que tenho vindo a fazer referente ao levantamento fotográfico e docomental para criar um dossier publico para a defesa deste imóvel.

Venho deixar o convite a quem estiver interessado em vir para entrar em contacto com a Associação para comunicar ao posto de turismo da Amieira para nos abrirem a porta do Castelo.

4 lugares disponiveis apenas, mas podemos sempre fazer caravana
sgmd (convidado)

15-04-2008 08:50:23 Quote Reply Alert 
Peço a vossa atenção para este projecto (megalómano) da CMPombal:

http://www.cm-pombal.pt/galeria/main.php?g2_itemId=421&g2_page=2

É literalmente BETONAR um Monumento Nacional, isto tudo sem se pensar em escavações arqueológicas que seguramente serão necessárias!!

Cumprimentos
Jsampaio (convidado)

25-04-2008 10:17:19 Quote Reply Alert 
É realmente grotesco o que fazem com betão e madeira, nestes edificios, para alem de desvirtuar destroem completamente as estruturas e existentes
sofiamacedo
Posts:6

28-04-2008 04:14:38 Quote Reply Alert 
Relativamente ao castelo da Amieira do Tejo os Amigos dos Castelos já conseguiram uma reunião com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo para apresentar algumas soluções de forma a resolver os problemas de visita ao castelo.
sofiamacedo
Posts:6

28-04-2008 04:18:48 Quote Reply Alert 
Já recebemos o projecto para o Castelo de Pombal enviado pela Câmara Municipal. Ainda não foi possivel analisá-lo correctamente, mas faremos o mais depressa possível.
b90 (convidado)

22-05-2008 13:48:13 Quote Reply Alert 
é só para informar, que o Castelo de Cabeço de Vide não existe, o que realmente é uma pena.Muitas pessoas deslocam-se, a esta povoação, procuram pelo Castelo, mas... não há, a Junta de Freguesia continua a publicitar o Castelo no seu site.
O Castelo foi destruido durante a Restauração.
forte (convidado)

02-06-2008 10:21:55 Quote Reply Alert 
É lamentável o que os seres humanos fazem por dinheiro mas é sem duvida um modo de sobreviver. Veja-se o que um categoriozado arquitecto do porto fez no forte de Nª Sª Conceição no Funchal. Mas tudo com a conivencia dos arquitectos da Madeira
Grande povo superior
http://www.fortesaojose.com/pdf2/Principe_revoltado_07.pdf
http://www.tribunadamadeira.pt/?article=6995&visual=2&layout=25&id=2
um abraço forte dos fortes ou será que os fortes se unirão para desalojar quem está a destruí-los.
um forte abraço
o grande slogam da Madeira é: Aqui tudo é possivel os gajos são burros!
Expressão de quem explora o Forte de Nª Sª da Conceição
raul_2007@itelefonica.com (convidado)

02-06-2008 12:27:53 Quote Reply Alert 
Olá eu queria conhecer esse castelo da Amieira do Tejo e saber porque esse nome... se possível, envie algumas fotos desse castelo... Moro aqui no Brasil....
Obrigado!!!

att,

Raul Marcel da Silva
nilcosta
Posts:22

12-06-2008 08:36:36 Quote Reply Alert 
Torre das Águias, perto de Brotas, Mora. A torre foi provavelmente construída por volta de 1520 e foi classificado como Monumento Nacional em 1910. Se não se faz nada, dentro em breve, vai ser tarde de mais!

Associado n.º: 1946
nilcosta
Posts:22

01-07-2008 09:51:42 Quote Reply Alert 
O Castelo de Almourol vai ser palco, neste Verão, de grandiosos eventos de animação:
Torneio de Almourol - 5 de Julho - 17h00
Recriação Histórica - 26 de Julho - 17h00
Templo Almourol - 6 Setembro - 22h00
A Sociedade Parque Almourol, está de parabéns por esta inciativa, que sem dúvida trará uma mais valia para o Castelo!
JPS (convidado)

02-07-2008 09:19:41 Quote Reply Alert 
Olá Raul, obrigado pelo seu interesse pelo castelo da Amieira.Amieira do Tejo é uma freguesia do município de Nisa. O nome Amieira tem o mesmo significado de Amieiro, que é o nome de um arbusto ou árvore próprio daquela zona.
O castelo da Amieira terá sido construído (ou talvez reconstruído), no reinado de D. Afonso IV, por volta de 1350, pela Ordem de São João do Hospital de Jerusalém, a quem o rei D. Sancho II, no século XIII, doou estas terras. A posse desta ordem terminou em 1440, no reinado de D. Pedro, devido ao prior da ordem se ter colocado ao lado de D. Leonor de Aragão, no diferendo com D. Pedro, envolvendo forças de Castela.
O terramoto de 1755, deixou o castelo bastante danificado, tendo sido realizadas algumas obras de restauro, mas só em meados do século XX, já classificado como Monumento Nacional, teve obras significativas de consolidação e restauro, por parte da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. Este pequeno castelo tem forma rectangular, com quatro torres, cada uma num dos seus ângulos e Torre de Menagem.

Se quiser saber um pouco mais entre neste site:
http://www.cm-nisa.pt/casteloamieira.html

Cumprimentos
nilcosta
Posts:22

16-07-2008 04:16:19 Quote Reply Alert 
A todos os que gostam de Lisboa. Leiam, e se acharem bem assinem.

Da autoria de Frederico Valsassina e Manuel Aires Mateus, este enorme edifício entre o Largo do Rato, Rua Alexandre Herculano e Rua do Salitre, teve agora luz verde dada pela autarquia lisboeta aos projectos de especialidade. Composto por 7 pisos acima do solo e 5 de estacionamento, com fachadas entre os 19 e os 22 metros , 10.000 metros quadrados em gaveto com apartamentos T0 e T2, trata-se de uma construção que pela volumetria rebenta totalmente com a escala do Largo.
O projecto a construir prepara-se para descaracterizar definitivamente esta zona lisboeta e onde para servir tais propósitos o novo prédio obrigará à demolição de alguns imóveis, nomeadamente a centenária Associação Escolar de São Mamede e o Chafariz do Largo do Rato. Já a Sinagoga de Lisboa ficará quase tapada. Esther Mucznik, vice-presidente da comunidade judaica, evoca o cenário um dia discutido quando Jorge Sampaio presidia à Câmara: rasgar um jardim em direcção ao Rato , de modo a abrir a Sinagoga à cidade. Um sonho que passou ''Agora estamos encurralados. Mais ficaremos''...

Peço a todos que leiam e reencaminhem esta mensagem:
http://lesmamorta.blogspot.com/2008/02/fotomontagem-expresso-respeitando-as.html
E assinem a petição:
http://www.petitiononline.com/lgrato/petition.html
Se nada fizermos isto irá mesmo para a frente!
Betty (convidado)

23-07-2008 09:14:11 Quote Reply Alert 
Fiquei realmente muito contente ao saber que o castelo de Alter do Chão iria ser recuperado, sou natural de Alter e com 30 anos nunca tinha visitado as ameias do castelo. Como não resido em Alter aproveitei o facto de lá me ter deslocado por ocasião da "Feira Romana" para visitar o castelo. Por fora continua como sempre foi, um belo exemplar de um castelo do século XIV, que viria a ser uma residência senhorial fortificada a partir do século XV, com a sua imponente torre de Menagem. Qual o meu espanto ao entrar e em vez de me sentir num ambiente medieval, estou num local que lembra em tudo os edifícios do século XXI!!! Um moderno elevador, superfícies e janelas com vidros, escadas e corrimões de ferro e inox e betão por todo o lado... Afinal o Castelo não foi restaurado, mas sim modernizado, em vez de um castelo passámos a ter um museu moderno, com salas de exposições modernas. Não acho mal criarem museus, mas a ideia não era preservar? Estou a imaginar uma imagem futura em que arqueólogos desenterram as ruínas do Castelo de Alter e descobrem que Alter foi uma vila do futuro, afinal em 1359 já se construíam elevadores nos castelos...
sgmd (convidado)

03-09-2008 10:22:36 Quote Reply Alert 
"Já recebemos o projecto para o Castelo de Pombal enviado pela Câmara Municipal. Ainda não foi possivel analisá-lo correctamente, mas faremos o mais depressa possível."


Pergunto se já houve tempo para analisar o projecto? E emitir uma opinião sobre o estrago a realizar!!!

Não esquecer que o castelo foi construido sobre ruínas(?) de um castro(?) pré-romano(?) ou romanizado(?) ou mesmo fortaleza árabe(?)... isto tudo com (???) pois sem escavação arqueológica sistemática nunca se saberá, e claro com a quantidade de betão que lhe querem pôr em cima nunca se saberá...

Este tipo de "recuperaçãoes" / "revitalizações" e afins desarranjos devia ser REPUDIADO por esta associação!!!!
nilcosta
Posts:22

04-09-2008 04:08:33 Quote Reply Alert 
Notícia do Jornal de Notícias de 28 de Agosto de 2008, por Glória Lopes

Câmara quer carros fora da cidadela

A Câmara de Bragança está a ponderar a hipótese de interditar a entrada de automóveis na cidadela. Os automobilistas deixam os carros em qualquer lugar, em frente ao castelo, à igreja ou à Domus Municipalis.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Bragan%E7a&Concelho=Bragan%E7a&Option=Interior&content_id=1005682
Alentejolover (convidado)

22-05-2009 13:14:36 Quote Reply Alert 
Não esquecer também a praça-forte de Olivença(Alentejo);), muitos andam esquecidos mas Olivença não é espanhola:sick: mas sim portuguesa:D. (Em termos históricos é claro).
FABIO (convidado)

05-06-2009 16:37:25 Quote Reply Alert 
Alentejolover tem toda a razão. Para mais informação sobre esta magnifica vila fortificada, convido as pessoas a ir ao website www.olivença.org
Para mais permitem-me dizer que este website é excelente. Força para adiante. AMIGOS DOS CASTELOS.
sgmd (convidado)

17-09-2009 04:51:15 Quote Reply Alert 
Passado um ano... volto a questionar a APAC sobre o projecto do Castelo de Pombal.

Pergunto novamente se já houve tempo para analisar o projecto?

Deixo uma sugestão, visitem o dito monumento...

E duma vez por todas opinem sobre o projecto!!!
Add Reply
Page 1 of 212 > >>

Forums > Amigos dos Castelos > Forum Aberto > O Estado dos nossos Castelos

Quick Reply
Username:  
Subject:  
Body:

 



ActiveForums 3.6
  
 
     
     
  Privacy Statement        Terms Of Use        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos